My Stick Family from WiddlyTinks.com




Certo ou errado

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

É engraçado como a gente lê por ai sobre o que é certo ou errado, tem coisas que escuto ou leio que acho tão absurda que prefiro fingir não escutar ou que li algo assim.

 

Sempre tem alguém para dizer que estamos totalmente errados em praticar a cama compartilhada, em fazer uso da amamentação à livre demanda, não colocar o filho no quarto dele desde a sua chegada, aceitar que ele não coma ou coma poucas frutas, legumes e verduras... e por ai vai... Para criticar sempre tem um monte de gente na fila... e essas foram algumas das "criticas" que ouvi nesses dois anos na função de MÃE.

 

Sobre a cama compartilhada – Pratiquei e hoje ainda pratico em algumas noites, nunca achei errado, pois cada um sabe de si... Comecei logo que o Francisco nasceu pois era maio, e achava que era frio demais, achava o berço dele de um tamanho sem igual, uma coisa congelante, depois com o passar das semanas, o cansaço batendo e eu acordando diversas e diversas vezes para dar o peito pro guri, foi que um dia achei mais pratico deixar ele em nossa cama, assim era só tirar o peitão para fora e o deixar mamar enquanto quisesse, a praticidade falou mais alto nesse momento e era tão bom, ter ele tão pertinho. Sempre tive total apoio do Gelson nesses momentos que também babava com aquele projetinho de gente adormecendo, sendo aquecido por milhares de cobertores e tendo como escudo para o frio nossos corpos, de um lado o papai e do outro a mamãe, barrando o frio.

 

Sei que logo chegará a época que momentos como esses não existiram, que estaremos numa outra fase, então porque não aproveitar.

 

Amamentação à livre demanda – Sim sou TOTALMENTE A FAVOR, o Francisco mamou sempre que quis, bastava um chorinho e eu estava lá, já o colocando no peito, muitas das vezes nem era de fome que ele chorava, mas queria estar perto, queria um carinho e pra que maior troca de afeto que a hora de amamentar, é uma intensa troca de carinhos (ai, deu uma saudadeeeeeee), até os três meses ele mamava de 2em 2 horas, fosse dia, fosse noite... Depois foi diminuindo as mamadas nortunas, por vontade dele, quando voltei ao trabalho ele estava com cinco meses e meio, ainda mamava no peito, só que ao invés de mamar apenas duas vezes na noite como estava sendo, a coisa voltou ao que era antes, ele mamava a cada 2 ou 3 horas na noite, foi difícil pois tinha que estar acordada as 6hs da manhã para sair e trabalhar, mas mais uma vez fui pela vontade do Francisco, ele que mamasse o quanto quisesse e quantas vezes quisesse, amamentei ele até os 11 meses, quando parou foi tranqüilo pois meu leite foi diminuindo aos poucos e eles gradativamente foi passando do peito para mamadeira, sem gerar traumas para ninguém.

Nessa época voltamos a intensificar a cama compartilhada hehehehe.

 

Essa fase já passou e posso dizer que amamentar foi uma experiência maravilhosa, que curti cada minutinho, até aquela mastite dolorosa no primeiro mês me ensinou alguma coisa, sinto saudades, mas nunca me senti frustrada, fiz tudo que acreditava ser o certo, e nem no auge do cansaço me arrependi.

 

Filho num quarto separado dos pais – Quando engravidei já tinha em mente montar dentro do nosso quarto, o cantinho do Francisco e esse cantinho está lá, até hoje. Só agora comecei a pensar em arrumar o quarto que temos, arrumar e tornar ele no Quarto do Francisco, pelo menos pra gente foi bom, nunca nos tirou a privacidade, nunca me vi levantando mil vezes a noite para amamentar, acho até que eu não iria dormir, seria um horror talvez, mas ao certo não posso dizer pois não passei por isso, Prefiro opinar sobre as experiências que vivenciei.

 

Sobre a questão de dormir, lá em casa isso foi e continua sendo um processo lento e gradativo, primeiro ele acordava diversas, milhares de vezes, depois acordava uma ou duas vezes durante a noite, muitas delas para pular para nossa cama onde se aninhava e dormiaaaaaaaaaaaaaaaa, coisa linda de ver e viver. E agora ele já dorme a noite inteira, exceto aquelas coisinhas chatas que teimam em acontecer quando já temos uma rotinha, mas já aprendi que faz parte.

 

Acho que a fase de troca de quartos vai requerer uma bosa dose de paciência dos papais, pois será uma grande mudança na vidinha do Francisco, mas vamos conseguir, lentamente vamos fazer a transição.

 

Comer bem – Francisco já passou por diversos probleminhas devido ao seu intestino preguiçoso, já corri com ele para médicos muitas e muitas vezes, hoje ele faz tratamento com uma gastro pediatra e o problema já está praticamente resolvido, aleluia.

Só que durante isso penei, penei muito com os comentários do tipo, dá mamão pra ele, oferece suco de ameixa, ele tem que comer legume e blá, blá, blá... todo mundo tem uma receitinha, nem sempre o pessoal palpita por mal, mas tem gente que enche o saco de fato.

 

É obvio que ofereço frutas, verduras e legumes para meu filho, só que nem sempre é aceito né gente. Criança passa por fases de fechar a boca pra tudo que é saudável, e por ironia do destino a fase do Francisco coincidiu com a fase do intestino preso.

 

Tinha também aquela semana que ele comia maça, ai era só maça, maça, maça, ai do nada ele rejeitava a maça e queria comer abacaxi, ai era só abacaxi, abacaxi, abacaxi... então, era aquele troca-troca , só que a ingestão que ele fazia não era suficiente para o intestino funcionar.

 

Depois desse quilométrico texto acho que posso finalizar escrevendo que, não escrevi tudo isso para ser modelo de alguém, ou que estas são as melhores escolhas. Mas resolvi compartilhar aqui qual foi a minha escolha e que eu não me arrependo.

 

A única coisa que tenho certeza é que cada um deve fazer o que acha certo, que após ouvir a opinião de alguém, seja amigom pediatra ou até mesmo ler um livro que ensine a lidar com a vida de um bebê, pare, pense, reflita e faça o que acha certo, sexto sentido de mãe funciona pra caramba gente, Acho que para sabermos se estamos ou não fazendo o certo, devemos ver se estamos seguros e confortáveis com as escolhas que estamos fazendo, se positivo, então está certo.

 

O que me deixa bem triste é saber de algumas mães que ficam chorando na sala, enquanto ouve o filho chorar no quarto, porque o pediatra ou outro especialista ensinou que é assim que os bebês devem aprender a adormecer.

 

Mas eu continuo acreditando, que meu sexto sentindo de mãe está apontando para o lado certo, o papai também tem esse sexto sentindo bem aguçado. E isso nós dá a certeza de que nós estamos fazendo o melhor.

 

 

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/29/2009, | 2 comments

Resultados dos Exames

Ontem levei o Francisco na médica para vermos os resultados dos exames, derão todos bons, nenhuma alteração.
Ela aproveitou e receitou dois remédios para vermes, pois já estava na hora de dar uma nova dose.
Fora isso tudo ótimo e o proximo retorno será em dezembro.
 
Beijinhos
 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/29/2009, | 0 comments

Natal

terça-feira, 27 de outubro de 2009

 

Eu achei que estava antecipada, já pensando no natal, mas desde a semana passada já vejo nas ruas e nas lojas indicativos de que realmente ele está chegando... E eu adoroooooo o natal, pois quando se trata dessa época festiva do ano, ainda aproveito como quando era criança.

 

Lá em casa já é tradição, nos reunimos na casa dos meus pais, esperamos a meia noite juntos, fazemos amigo secreto, é uma alegria geral e totalmente contagiante... Esse pra mim é o verdadeiro sentindo do natal, aquele clima aconchegante, reunir a família, estar com quem gostamos... É muito, muito bom mesmo.

 

E desde que o Francisco chegou tem sido mais bacana ainda, no primeiro natal ele tinha apenas sete meses, não sabia muito o que estava acontecendo, no ano passado dormiu antes da meia noite chegar, antes do amigo secreto, não curtiu a folia que é tudo aquilo. Mas em compensação quando acordou, no outro dia, achou uma mesinha azul com quatro cadeirinhas na sala com diversos presentinhos em cima, não adianta, criança curte isso mesmo.

 

Acho que esse ano vai ser diferente, pois ele já com quase 2 anos e meio, fala muito no bom velhinho.

 

Só sei que estou louca para enfeitar a casa inteira, começar a organizar o amigo secreto, pensar nas sobremesas para noite de natal... Que função deliciosa!

 

E vcs ? Adoram o natal ?

 

BEIJOSSSSSSSSSSSSS

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/27/2009, | 3 comments

Crianças desafiadoras

 

Ontem quando postei disse que voltaria só na quinta, mas resolvi escrever hoje.

 

É que esses dias conversando com uma amiga, sobre birras e o quanto nossos filhos nos desafiam no dia a dia, ela disse que iria me enviar por e-mail um texto bem bacana que ela leu e o melhor, está testando com a ferinha de três anos que tem em casa.

 

Li, gostei, vou testar e agora repasso para vocês que também têm em casa ferinhas desafiadoras.

 

Beijos

 

 

- Crianças desafiadoras - opções divertidas -

 

Até a criança mais desafiadora tem pena de nós se parecemos totalmente incompetentes. Aqui vão sugestões divertidas para aumentar a auto - confiança do seu filho até 4 anos.

 

De vez em quando:

 

- SEJA INCOMPETENTE: vista sua camisa ao contrário, erre enquanto conta até cinco, só para dar à criança a oportunidade de ELA corrigir você;

 

- SEJA DESAJEITADO: escorregue do sofá, segure o telefone de cabeça para baixo;

 

- SEJA CEGO: pergunte "cadê o...?" quando está bem na sua frente. Quando ela apontar, você pergunta "cadê? Não enxergo!"

 

- SEJA FRACO: tente agarrá-la, mas deixe-a escapar a cada vez.

 

- SEJA UM BEBÊ: tente tomar algo da mão dela, mas faça manha e diga "É MEU", com voz melosa. Deixa-a desafiá-lo.

 

- ESTEJA ERRADO: diga "Opa, você não é a Mariana! Você é o Vovô!" Ela vai rir e dizer "seu bobo, eu sou a Mariana sim".

 

- SEJA BOBO: diga que você precisa ver se ela lavou as mãos direito, mas inspecione os pés. Aí diga "você está me enganando! Isso não é a sua mão!", então examine os bolsos.

 

- SEJA ARROGANTEMENTE INCORRETO: Cante orgulhosamente uma música conhecida da criança, trocando a letra. Ela vai adorar corrigir você, mas responda "eu não disse isso". Aí cante errado de novo e antes que ela corrija "eu não errei. Eu sou o MELHOR cantor do mundo".

 

- SEJA PASSIVO: Quando ela está emburrada, ofereça várias opções absurdas, só para dar a ela a oportunidade de dizer um sonoro NÃO. "Quer comer lama?" "Por favor, pense bem. Lama!" Aí diga "tudo bem, você venceu. Faça o que você quiser! Você nunca faz o que eu quero mesmo!"

 

Permitir que seu filho rejeite suas opções é um truque diplomático. Depois de recusar várias ofertas, ela vai se sentir respeitada e terá mais facilidade em concordar com você em outras situações.

 

- SEJA ESQUECIDO: pegue o sapato da criança e diga "me dá aqui seu... Como é mesmo o nome? Esqueci." Repita várias vezes. Por fim, ela vai ficar cansada e terminar a frase para você. Ela vai se sentir tão esperta!

 

É uma boa idéia fazer-se de bobo?

"Claro que seu filho sabe que você não é um idiota. Afinal de contas, na maior parte do tempo você é forte e inteligente. Isso é só uma tática divertida - não um estilo de educar os filhos em tempo integral! Fingir-se de bobo de vez em quando é como brincar de esconde-esconde e fingir que não encontra a criança, ou brincar de luta e deixá-la derrubar você. Não se preocupe em perder o respeito do seu filho. Você não perderá! De fato, agir feito bobo de vez em quando ensinará ao seu fiho uma lição de vida valiosa: mesmo as pessoas mais perfeitas (para ele, os pais) às vezes cometem erros."

 

Mas, Doutor, eu pareço uma demente!

"Não se surpreenda se você sentir-se pouco à vontade - quer dizer, um pouco esquisita - quando começar a falar a linguagem infantil - independentemente de onde viva. No começo, a maioria dos pais evita fazer isso na frente dos outros. "Dá vergonha!" (alguns pais praticam sozinhos no banheiro - de frente pro espelho, é ótimo).

 

Como eu digo, falar calmamente funciona com crianças calmas e tranqüilas. Refletir a intensidade emocional da criança é geralmente necessário para ajudar crianças aborrecidas a sentirem-se respeitadas e compreendidas. Demonstrar compreensão quando a criança está brava transmite a mensagem de que você ainda a ama, mesmo quando ela está nervosa."

 

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/27/2009, | 0 comments

Findi, avaliação dos Exames e Adaptação do novo horário

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

 

Horário de verão

 

Com a mudança de horário fiquei com medo que o Francisco desregulasse novamente, no ano passado pelo menos foi uma loucura, demorou a entrar nos eixos. Mas acho que passada a primeira semana de adaptação do novo horário e sem alteração na rotininha dele, que tem sido das 21h30min/22hs até 6 ou 7 horas da manhã do outro dia, direto, sem acordar.

Tenho até medo de comentar, pois logo após um comentário positivo sobre o sono, vem uma alteraçãozinha básica que mexe com a vida de todos na casa hehehehe...

Mas vamos ver como será!!!!

 

Consulta com a Gastro Pediatra para avaliar exames

 

Na quarta, 28, levarei o Francisco para consulta de revisão e avaliação dos exames solicitados. Espero que tudo aponte para um resultado positivo, a gente sempre fica apreensiva aguardando pelo resultado.

 

Final de semana

 

Maridão trabalhou durante todo findi, e nós ficamos em casa. Francisco sempre inventando uma coisa e outra. No sábado o meu afilhado Gustavo passou o dia lá, pois minha prima foi trabalhar e não tinha com quem deixar ele. Foi agitado, os dois fazem uma grande festa, cheguei ao fim do dia estava exausta, fiquei pensando quando eu tiver dois, em como será ! Muito fôlego para levar essa rotina diariamente.

No domingo, ficamos só por casa... assistimos muito desenho, dormimos depois do almoço ... foi bom, descansei bastante... desde o inicio de setembro que não ficamos os dois dias do final de semana por casa, sempre um evento e outro, um niver dos amiguinhos do Francisco, dos meus afilhados... agora deu uma paradinha.

Era isso... volto possivelmente na quinta, para contar sobre a consulta do Francisco.

 

Beijos e boa semana.

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/26/2009, | 1 comments

Dois anos e cinco meses

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

 

Hoje meu pimpolhinho completa dois anos e cinco meses, ou 29 meses de vida...

 

E é com imensa alegria que comemoro mais um mêsversário, aquele garotinho tá uma figura, esperto, comunicativo, fala pelos cotovelos e claro, encantador, encantador como só ele poderia ser... Que nem dormindo deixa de ser... (pausa, minha baba tá pingando no chão rsrsrsrs), mesmo quando apronta sabe fazer uma carinha linda, que preciso me esforçar bastante para dar a bronca e não ceder aos seus caprichos, enche-lo de beijos e assim o estar estragando para vida.

 

Ele com certeza é o meu amor maior.

 

Abaixo um resumo do desenvolvimento dele nesse período, COMENTADO:

 

A criança de 2 anos e 5-6 meses

 

Desenvolvimento motor: dons artísticos

 

Logo logo você vai notar algumas mudanças naqueles rabiscos irreconhecíveis. Em uma primeira etapa, por volta de 1 ano, 1 ano e meio, tudo o que seu filho conseguia fazer era segurar o giz de cera com praticamente a mão toda e movimentá-la ao acaso pelo papel. Depois passou a fazer linhas mais retas, valendo-se mais do pulso.

Por volta de 2 anos e meio, os dedos passam a ter mais agilidade, e muitas crianças já conseguem segurar o lápis entre o dedo indicador e o polegar. Com isso, têm melhor controle do que fazem e algumas formas começam a aparecer, como círculos ou linhas curvas de um arco-íris.

Incentive os dotes artísticos tendo em casa bastante material para brincar, como giz de cera, canetinhas, tinta, argila ou massinha (fique de olho no selo do Inmetro para garantir que são apropriados para a idade da criança). Não se preocupe muito com resultados "concretos", já que o que importa mesmo agora é o "fazer".

 

Comentário: Realmente, os desenhos que ele fez no ano passado, após o natal... eram rabiscos e mais rabiscos... sem sentido pra quem via, mas para ele devia ter algum.

Vamos ver agora.

 

Atenção para detalhes

 

É impressionante o olho e o ouvido que crianças desta idade têm para detalhes. O que ocorre é que tantas coisas e experiências novas criam uma atenção especial para sons, cores, tamanhos e movimentos que a maioria de nós nem percebe mais. Não se surpreenda ao ouvir comentários sobre o "tiquetaque do relógio" ou o "chapéu azul do carteiro".

Seu filho vai também perceber relação entre características similares, como a barba do vovô e a barba do Papai Noel.

Toda essa atenção com os detalhes explica por que ele nota tão rápido uma mudança na disposição dos móveis da sala, um corte de cabelo novo ou a página arrancada de um livro (e geralmente pede para que tudo volte a ser como antes!).

 

Comentário: Aconteceu um episódio assim já, ou melhor dois agora me vem a cabeça: O primeiro, foi quando ele viu a vó materna e perguntou se ela tinha cortado o cabelo, recebeu uma resposta afirmativa e disse que ela tinha ficado bonita de cabelo novo. E a outra foi com o vô materno, quando meu pais trocou os óculos ele notou logo que o vô chegou em casa e disse que era feio... kkkk

 

Desenvolvimento emocional e social: volta no tempo

 

Não seria uma maravilha se o desenvolvimento só fosse feito de avanços? Só que, como praticamente tudo na vida, às vezes os passos são para frente e às vezes para trás. Por exemplo, uma criança que já dormia bem a noite toda começa a acordar de novo todos os dias às três da manhã. Ou a chupeta que estava perdida e esquecida volta com força total para a boca.

Crianças regridem dessa forma por vários motivos, como estresse (bebê novo em casa, volta da mãe ao trabalho, pai demitido, briga de casal, comportamentos agressivos por parte dos pais) ou medo (do escuro, de um monstro, de separação dos pais). O empenho muito forte em aprender uma nova habilidade também pode levar ao "esquecimento" de outra.

Se isso acontecer, o melhor que você tem a fazer é dar muito carinho e segurança, sem criar grandes dramas. Não é o fim do mundo ceder um pouco, só deixando claro os limites ("Sim, pode ficar de fralda por umas horinhas e depois a gente volta para a cueca, tá?"). Crianças crescem, não tem jeito, e não vai demorar para que ele mate a saudade do comportamento de "bebê" e esqueça do assunto.

Caso ache que realmente há algo de errado, não hesite em conversar com o pediatra. É raro, mas pode acontecer de uma disfunção física provocar a perda de habilidades previamente conquistadas.

 

Comentário: Pois é, depois do ultimo resfriado, a rotina de sono do Francisco deixou de ser uma "boa" rotina, pois primeiro passou mais de semana acordando durante a noite, coisa que não fazia à tempos e agora que voltou a dormir a noite toda, voltou a madrugar acordando as 6hs da manhã, horário que levanto para ir trabalhar. Sei que são fases, sinceramente não fico estressada, logo ele volta dormir até um pouco mais tarde, 1h ou 2 e a mamãe já fica imensamente feliz.

 

É meu!

 

É quase regra: crianças de 2 anos brincando acabam disputando o mesmo brinquedo. Elas tendem a ser super protetoras em relação a seus objetos, e a capacidade de emprestar e dividir só vai surgir de verdade daqui um ou dois anos. Para evitar disputas acirradas, você pode:

• Usar bastante as palavras "dividir", "emprestar" e "compartilhar" ("Quer que a mamãe empreste a revista para você ver?").

• Apartar as brigas tirando o objeto do desejo e redirecionando as crianças para outra atividade ("A boneca vai descansar agora. Vamos fazer bolhinhas de sabão?").

• Planejar atividades em que cada criança possa ter um item próprio, como brincar com massinhas ou desenhar na cartolina.

• Elogiar seu filho quando dividir algo com um coleguinha. A chamada técnica do reforço positivo dá muito certo.

 

Comentário: Bom, já aconteceu diversas vezes isso.. a história do é meu, é meu, até já postei aqui. Mas notei que melhorou um pouco essa questão lá em casa, desde as primeiras vezes que notei esse comportamento no Francisco, expliquei que o brinquedo era seu sim, mas que ele podia emprestar para o amiguinho, assim como ele também gostava de brincar com o brinquedo dele, claro, as vezes ainda isso não é aceito de primeira, mas ele está assimilando melhor. Tento também como foi sugerido acima, tirar a atenção do brinquedo em foco e mostrar uma outra brincadeira onde todos podem brincar e se divertirem. É assim mesmo... logo essa fase passa de vez.

 

Desenvolvimento da memória

 

Do que será que uma criança de dois anos consegue se lembrar? Cada dia mais coisa. Existe um jeito de pensar conhecido como pensamento simbólico, o que basicamente quer dizer que ela consegue ver com os olhos da mente. À medida que experiências e hábito criam novas conexões no cérebro, cresce a capacidade de acessar essas imagens captadas no dia-a-dia.

Daí ela se lembrar de como é o urso que perdeu, da rua da casa da vovó, da comida que comeu na festa do amigo ou do programa que fez com você no fim de semana passado.

Estimule esses alicerces da memória fazendo muitas perguntas sobre coisas que ela sabe ("Como é mesmo que se chama a mãe do Felipe?") e, ao anoitecer, faça uma retomada de tudo o que aconteceu durante o dia ("E depois que você almoçou, a gente foi aonde?").

 

Comentário: Francisco é bom de memória, a tempos já sabe o trajeto para casa do amiguinho Gustavo rsrsrsrs... e com certeza vale muito a pena estimular isso.

 

Fonte: http://brasil.babycenter.com/toddler/desenvolvimento/vinte-nove-meses/

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/22/2009, | 2 comments

Um tempinho pra mim

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Passados dois anos e alguns meses do nascimento do Francisco, penso que chegou a hora de voltar a ter um tempinho pra mim, fazer algumas coisas que fazia antes de ficar grávida, antes do nascimento do filhote.

 

Passar quase 13hs fora por dia não conta, pois isso é deslocamento para chegar ao trabalho + trabalho + deslocamento para voltar para casa, sendo que tenho um intervalo mínimo de 1horinha para almoçar e descansar um pouquinho.

 

Nunca me importei muito não, porque acho que cada coisa tem sua fase e eu estava na fase de curtir o meu pequeno, ficar com ele, colocar pra dormir todos os dias, dedicar todo tempo possível para estar ao ladinho dele nesses dois primeiros anos da vidinha dele, que pra mim isso é mais que importante. E é claro que essas coisas continuam em primeiro lugar pra mim, porque eu gosto de estar presente em toda a rotina do pequeno, eu escolhi assim e sou feliz com essa escolha, sou feliz em ser mãe.

 

Só que de uns tempos pra cá comecei a sentir falta de um tempinho pra mim, de poder sair com o maridão de vez em quando, senti falta dos papos entre amigas que de certa forma se distanciaram... Essas coisas que eram tão comuns antes e que agora quase nunca conseguimos fazer.

 

Então estou pensando em tirar um dia da semana para ser meu, o meu dia de fazer a unha com calma, de encontrar uma amiga para jogar papo fora, de sair com o maridão, aquelas coisas né...

 

Detalhe, quero voltar a ter um tempinho "meu" antes de dar um irmãozinho (a) para o Francisco, se não serão mais dois anos no mínimo de dedicação total rsrsrsrs...

 

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/20/2009, | 2 comments

Fotos do Dia da Criança

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ontem consegui baixar as fotos que estavam na máquina e separei algumas do dia das crianças para postar aqui... Francisco ganhou diversos carrinhos, fez muitaaaa farra com todos brinquedos.
 
Nós compramos um Posto de Gasolina que ele queria, para brincar de abastecer seus carrinhos e visando o lado educativo um quebra cabeças de 4pçs, que formam rostos de pessoas... ao todo são 8 rostos... ele gostou bastante tb.
 
Notei que de uns dias pra cá, ele tem nos convidado para brincar com ele direto, nem sempre é possivel dar toda atenção que ele merece, mas sempre que possivel nos dividimos para brincar com ele...
 
Na terça passada minha sogra esteve lá e levou um caminhão pra ele e uma Bola do Ben 10, ele ficou tri faceiro e quando cheguei ele veio logo contar que agora tinha duas bolas, pois já tinha uma do grêmio. E junto com a novidade veio o convite para uma partidinha de futebol... muitooooooo bom.
 
Ser mãe é voltar a ser criança também.
 
Uma ótima semana.
 
BEIJOS
 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/19/2009, | 0 comments

Limites

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Quem tem filho sabe que essa palavrinha faz parte da nossa rotina, estamos sempre impondo limites aos pequenos, e muitas vezes impondo limites a nós mesmos.

 

Enquanto bebê a imposição de certos limites não se fazia tão necessária, acabamos por deixar algumas coisas para depois... Mas o depois chegou, quando completou dois anos o Francisco deu um salto enorme de desenvolvimento e foi imprescindível estabelecer alguns limites... E também foi à hora de sentarmos e ver de fato o que realmente podia ou não ser feito por ele.

 

Na net encontrei um texto muito bacana, com algumas dicas para mamães e papai estabelecerem limites com seus filhotes.

Fica aqui a dica.

 

Só não lembro o site que tirei o texto.

 

Estabelecendo limites

 

Como estabelecer limites - crianças até 4 anos

 

"Ser pai e mãe não é um trabalho politicamente correto o tempo todo". Sua família NÃO é uma democracia! É uma ditadura benevolente, na qual, você, pai/mãe trabalha como embaixador E criador das regras.

 

Sete Passos para estabelecer limites:

 

1. Tenha expectativas apropriadas: é melhor remover objetos frágeis do alcance da criança do que tentar mudar a criança para desistir de tocar os enfeites e bibelôs.

 

2. Escolha limites que você sabe que pode reforçar: como pai e mãe, é impossível ganhar todas as disputas. É impossível fazer com que a criança coma brócolis, peça desculpas, compartilhe os brinquedos, escove os dentes, não tenha medo, use sempre o penico, etc, etc. Se você fizer de tudo um cavalo de batalha, vai acabar perdendo sua autoridade - caos e desafios virão a seguir.

 

3. Use frases curtas e positivas: Evite "Filha, venha aqui e guarde os brinquedos na caixa, depois de calçar os sapatos", tente "brinquedos na caixa" e depois "sapatos agora!". Ao invés de dizer "não corra" ou "não suba na cadeira", experimente "aqui é lugar de caminhar" ou "cadeiras são feitas para sentar".

 

4. Seja consistente. Seja consistente. Seja consistente: não mude as regras a cada dia.

 

5. Use a linguagem da criança para um sucesso máximo: frases curtas, repetição, voz expressiva e gestos e expressões faciais DRAMÁTICOS.

 

6. Evite mensagens ambíguas: Não sorria ou use uma voz melosa se está falando sério.

 

7. Seja criativo: alguns exemplos sobre como dar ordens a crianças desafiadoras são cochichar, fazer um som de trumpete antes de anunciar o que vem a seguir, colocar um chapéu engraçado, mostrar a ela como as meias sujas vão marchando "sozinhas" para o cesto porque não agüentam mais ficar no chão."

 

Coloque a raiva pra fora!

 

Ajude seu filho a colocar a raiva pra fora ANTES que vire uma explosão de birra.

 

* 12-18 meses: mostre a ela como manifestar a frustração. Pisoteie o chão, bata palmas, balance sua cabeça vigorosamente, e encoraje-a a dizer "grrrr" quando ela está nervosa.

 

* 18-24 meses: faça todos os exemplos acima e deixa-a repetir: "NÃO !" ou "É MEU !" ou "PÁRA", dependendo da situação.

 

* 2-3 anos: num dia calmo, pratique com ela diferentes expressões faciais "mostre-me sua cara feliz... sua cara triste... sua cara brava". Mostre a sua, para ela entender. Mostre figuras de pessoas com expressões do tipo. Procure e recorte com ela figuras de revistas das diferentes expressões faciais e monte um álbum de emoções.

 

* 3-4 anos: ensine a ela palavras para usar quando ela está chateada. Use figuras e pergunte: "como se sente este menino?" "por que aquela menina está triste?"

 

Três erros comuns: comparação, exagero, mágoa.

 

Evite comparar: "seu irmão faz, por que você não faz?". Focalize somente na atitude daquela criança, as dos outros não vêm ao caso.

 

Evite exagerar: não diga "você NUNCA faz..." ou "você SEMPRE desobedece". Mesmo que sejam verdadeiros (raramente são), desmoralizam a criança e causam ressentimento. Use frases do tipo "você e eu", "quando VOCÊ grita comigo, EU me sinto triste". Ou então dê à criança a oportunidade de corrigir uma ação "você geralmente guarda os brinquedos, acho que hoje deve ter esquecido".

 

Evite palavras que magoam: Se estiver aborrecido, critique a AÇÃO do seu filho, nunca O SEU FILHO. Não diga "você é feio porque bateu no amigo", mas "bater é feio".

 

Findi chegando, oba, oba , oba...

 

Amanhã vou levar o Francisco para mais uma coleta de sangue... a segunda parte da coleta para "aqueles" exames que a gastro pediu, já vou ver a data que todos exames ficaram prontos e já vou marcar a consulta com a Dra.

 

Domingo tem churrasco e bolo na casa da minha cunhada, aniversário do meu sobrinho Henrique, que completou um aninho na quarta.

 

Era isso então !!!!!

 

BOM FINAL DE SEMANA!!!!!

 

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/16/2009, | 0 comments

Quantos anos ????

quinta-feira, 15 de outubro de 2009
 
Nossa conversa ontem à noite:
 
Eu:
- Filho quantos anos tu tem ?
 
Francisco:
- Bois, bois bouo ( Dois, dois bolo )
 
Eu:
- Como assim dois bolos ?
 
Francisco:
- Bois bouo sário ( Dois bolos de anivesário )
 
 
Apesar de diferente, a contagem está certa.
Pois sempre que dizemos para ele que o fulano está de aniversário, ele pergunta se vai ter bolo hehehehe....
 
Uma figurinha esse meu guri.
 
Beijocas com bouo sário
 
 
 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/15/2009, | 2 comments

2 a 3 anos - O valor das moedas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

 

Parece exagero, mas por volta dos 2 anos e meio seu filho já pode iniciar seu aprendizado de como lidar com o dinheiro. Prepare-se, pois é nessa fase que ele irá fazer as primeiras tentativas de convencê-la a comprar brinquedos, balas e outros objetos de seu interesse. Quem nunca ouviu de uma criança "mãe, compra isso?" ou "o Fulaninho tem, também quero"? Este é o maior sinal de que está na hora de introduzi-lo no universo "financeiro". Num mundo ditado pelo consumo desenfreado, ensinar desde cedo o valor das coisas pode fazer a diferença no futuro.

Mostre-lhe as primeiras moedas. Dê ênfase aos desenhos que possuem, às diferenças de tamanho e de cor. Algum tempo depois, apresente-o às cédulas. Use os mesmos recursos e complemente a explicação dizendo que não podem ser rasgadas, molhadas nem amassadas. Nesse momento, ainda não há espaço para falar em valores. Essa noção se dá apenas a partir dos 7 anos.

Quando a criança tiver de 3 a 5 anos, que tal providenciar um pote transparente para guardar parte das moedas da semana? Nele, a criança poderá ver, concretamente, o quanto acumula. Não precisa dar muito dinheiro: basta um real por semana. Nessa idade, é melhor dar semanada, e não mesada, porque ela ainda não tem muita noção de tempo.

 

Fonte: Site da Revista Crescer

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/14/2009, | 0 comments

Exames de Rotina

terça-feira, 13 de outubro de 2009
 

No sábado fui cedo levar o Francisco para coletar o sangue e a urina, já que a Dra. pediu diversos exames...

 

Chegando lá, primeiro a enfermeira colocou o saquinho para o xixi e logo começou a função para coletar o sangue.

 

A enfermeira tentou num braço, mas escapou, ai foi para o outro... Ela era um amor, muito querida, mas criança é fogo é só mexer um pouco o braço.

 

Colocamos o Francisco deitadinho numa maca, eu fiquei segurando o corpinho dele, um enfermeiro esticando o braço e a enfermeira coletando o sangue, usando um acesso... Uma verdadeira equipe

 

Ele olhando pra mim  quase chorando e eu conversando sobre os personagens preferidos dele para distrai – lo.

 

Só que não conseguimos tirar o suficiente se não ia machucar demais faltou 2ml para um único exame...

 

Para não traumatiza-lo e nem machucar ainda mais o bracinho, optei por coletar o restante no próximo sábado.

 

Era isso.

Volto amanhã para contar sobre o feriado de dia das crianças.

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/13/2009, | 1 comments

Dia das crianças

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

 

Bom dia!

 

Enfim chegou a sexta feira, que deliciaaaa... Ando num cansaço sem igual e um feriadão vai ser otimooooooooooo...

Estamos com a agenda cheia para o final de semana:

No sábado, já bem cedo vou levar o Francisco para fazer os tais exames, e como tem que ter jejum de 8hs, quero ir cedo para depois poder dar a mamadeira dele... Depois vou passar o dia na casa da minha prima Nilva, com minhas afilhadas Camila e Juliana, e aproveitar para o Francisco ver a dindinha Carol.

À noite teremos visita, minha cunhada vai com a família jantar lá em casa...vai ser otimoooooooo, o Francisco adoraaaaaaa o Henrique e a Jheni (minha afilhada)ooooooooooo...

No domingo, minha irmã vaia para casa dos meus pais e meu pai vai fazer o tradicional churrasco para os netos... Desde que se tornou vovô ele faz...churrasco com muito coraçãozinho que é o favorito da Maiara  ( minha afilhada )e do Francisco...

Acho que minha cumadre Geise vai pra lá também junto com a minha afilhadinha Mariana.

De tarde temos a festinha de aniversário do Antony, filho de uma grande amiga, a Fernanda.

Na segunda quero ver se vou tomar café na casa da minha prima Dani, ver meu afilhado Gu e aproveitar para levar o Francisco para brincar com ele...

Assim só não vou ver minha afilhada Ana Carolina, que agora está morando em Santa Catarina, mas vou ligar para ela, ao todo tenho 7 afilhados, tento dividir meu tempo com eles.

Tento participar bastante da vidinha deles, que são meus filhos tb de certa forma. No meu entendimento ser dinda não é só dar o presente, mas sim também estar presente, e isso tento fazer ao máximo... Não só no dia da criança, mas sempre !!!

Tenho uma enorme vontade de fazer uma festa de dia da criança lá em casa.... Convidar os afilhados, e os amiguinhos do Francisco... Festinha com muito doce e brincadeiras... esse ano ainda não vai rolar, pois estou sem grana... mas um dia poderei realizar esse meu "sonho".

Já comprei o presente do Francisco e estou me segurando para não dar antes da data... acho que ele vai gostar.

E além disso quero brincar muitoooooooooo com ele...  Nessa semana ele começou a contar historinhas, pegou o Livro do Pooh que dei no natal, ai ele abre e começa:

- Era uma vez ...

Nomeia os personagens e desenhos que tiver na pagina, fecha o livro e diz que acabou a história... hehehe uma figurinha...

 

Por falar em brincar, vou postar abaixo um texto que recebi por e-mail e que fala justamente sobre brincar com seu filho, brincar muito.

 

 

Cinco razões para seu filho brincar muito

 

TODA CRIANÇA TEM DIREITO A BRINCAR, BRINCAR E BRINCAR MAIS UM POUQUINHO. É COMO ELA SE DESCOBRE, DESCOBRE O MUNDO, APRENDE A RESPEITÁ-LO E A RESPEITAR AS PESSOAS QUE MORAM NELE. SE É BRINCADEIRA, LIBERE GERAL. QUER SABER POR QUÊ?

 

1.Porque é preciso muito pouco para se divertir

 

Toda criança é capaz de brincar, criar, fantasiar e se divertir com pouco. Muitos adultos acreditam que quanto mais sofisticado for o brinquedo, mais atraente ele será. Pode atrair a atenção dos pequenos, sim, mas repare como uma simples boneca de pano ou um carrinho de madeira rende diversão para um dia todo. É a fantasia presente na brincadeira, e não a tecnologia, que ajuda a criança no seu desenvolvimento.

 

2.Porque desenvolve a criatividade

 

Quando seu filho está falando com os bonecos e fazendo de conta que um pedaço de madeira é, na verdade, um enorme cavalo, ele está desenvolvendo sua capacidade simbólica. De quebra, trabalha também seu raciocínio criativo, habilidades visuais, inteligência e coordenação motora. Isso tudo não só brincando de cavalinho, não. O simples "brincar" consegue fazer tudo isso.

 

3.Porque une pais e filhos

 

Ao observar uma criança brincando, o adulto pode compreender como ela vê e constrói o mundo, como ela gostaria que as coisas fossem, o que a preocupa e os problemas que a cercam. Se sua filha diz, na brincadeira, que a boneca dela anda muito triste porque está com saudade da mamãe – e você anda trabalhando muito - sua filha pode estar tentando te dizer que está sentindo sua falta. Usando o mote da boneca, está aí uma oportunidade de você bater um papo com sua pequena. E explicar, por exemplo, que a mamãe tem de trabalhar, mas é apaixonada pela filhinha.

 

4.Porque se aprende a controlar o corpo e a mente

 

Amarelinha, pula-corda, queimada, futebol, pega-pega... Já parou pra pensar nos múltiplos desafios que seu filho tem de enfrentar para brincar? Primeiro, é preciso respeitar as várias etapas de uma sequência, prestar atenção em seu corpo e em seus movimentos e obedecer às regras. Assim, a memória vai formando padrões e a criança desenvolve a capacidade de prestar atenção.

 

5.Porque se aprende a viver em sociedade

 

Brincando, seu filho aprende a preciosa arte de aprender a respeitar o próximo e as regras. Saber perder, esperar sua vez, negociar, defender seu ponto de vista, errar naquilo que queria acertar, ter motivação para recomeçar, buscar uma solução para aquilo que precisa e resolver conflitos são algumas das situações que a criança se depara com uma simples brincadeira. Formará, assim, sua habilidade de se relacionar e viver em sociedade.

 

 CONSULTORIA: LOURDES ATIÉ, MÃE DE BÁRBARA, SOCIÓLOGA COM PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONSULTORA EDUCACIONAL DA FABER-CASTELL.

 

 
posted by Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana at 10/09/2009, | 1 comments